quarta-feira, 18 de julho de 2012

8º Festa Julhina de Furna dos Baianos

No dia 14 de Julho, o pessoal da Casa da Ciência teve a honra de prestigiar e colaborar com a  8º Festa 'Julhina' da Furna dos Baianos  lá em Piraputanga, distrito de Aquidauana - MS. A festança foi muito além da fogueira, da dança e das comidas típicas, a riqueza se definiu claramente pela mistura de pessoas de diversas regiões do estado e até mesmo do país, formando um ambiente animado e multicultural. Para nos inteirarmos mais sobre o evento, conversamos com a Vilma, integrante da comunidade quilombola de Furna dos Baianos. Confira o vídeo abaixo:

Pessoal super animado com a  festa, dançando ao som de uma das bandas convidadas, apreciando as deliciosas comidas típicas e aproveitando o momento e a beleza do lugar com os amigos e família.
E para quem não foi e quer saber o que perdeu, segue um vídeo que mostra como estava o clima da galera. Assista aqui! 
Jogo da velha gigante e seu novo dono
 
 Claro que não podia faltar nossa tão querida observação, ainda mais com o maravilho céu de Piraputanga, que nos presenteou com uma bela visão da Via Láctea, vários satélites, meteoritos, e uma enorme variedade de estrelas. Mas não foi só o Clube de Astronomia Carl Sagan que cooperou com essa maravilhosa festa, o Espaço Oficina também fez sua parte, produzindo os brinquedos com materiais recicláveis que foram as prendas da pescaria.
No dia seguinte, o grupo do Anarco nos levou para fazer a trilha interpretativa do Córrego das Antas, onde pudemos apreciar as belas paisagens locais e até mesmo um sitio arqueologico.
Por fim, nos resta agradecer imensamente a todo pessoal de Furnas por sua alegria e receptividade! 
Além das belíssimas paisagens naturais, Piraputanga conta com um povo super hospitaleiro, festas animadíssimas e muita história pra contar! 
E pra deixar um gostinho de quero mais, vamos postar algumas fotos tiradas ao longo da viagem!
Está afim de conferir o resto dos vídeos? Acesse nosso canal no Youtube!

2 comentários: