quarta-feira, 26 de junho de 2013

Monumento - Símbolo da UFMS

Por iniciativa de professores e alunos do Curso de Arquitetura da UFMS junto ao Conselho Municipal de Cultura, desde janeiro de 2006 o Monumento-Símbolo da UFMS é considerado patrimônio da cidade de Campo Grande.
Assim, em 10 de janeiro de 2006, o Prefeito Nelson Trad Filho assinou o Decreto n.9489, publicado no Diário Oficial de Campo Grande no dia seguinte, em cujo artigo 1º lê-se:
É considerado patrimônio da cidade de Campo Grande - MS o Monumento-Símbolo da FUFMS - Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, conhecido por "Paliteiro", situado no Campus da FUFMS.
Parece-nos interessante perguntar porque um simples paliteiro seria símbolo de uma universidade e, ainda, por que esse paliteiro deveria ser considerado relevante para ser tombado como patrimônio histórico pela prefeitura.
A resposta para a primeira questão encontra-se no livro "As duas histórias da Universidade: 1966-1978", do Prof. e ex-Reitor João Pereira da Rosa*. Textualmente: "...foi um projeto do arquiteto Caetano Fracarolli, que se inspirou na juventude para realizá-lo. As colunas horizontais nascendo da água, que representa a vida, são às pessoas que passam ao largo, o sentido de movimento e expressam o dinamismo da juventude. As colunas orientadas para o alto, (infinito), representam as aspirações sem limites dos jovens de nossa terra.".
Será que a palavra "Paliteiro" tem a capacidade de expressar essa riqueza conceitual?

* João Pereira da Rosa, As duas histórias da Universidade: 1966-1978, UFMS, 1993, p.58.

Prof. Dr. Onofre Salgado Siqueira - Química de Coordenação, DQI-UFMS


NOTA: Essa matéria fez parte da terceira edição do informativo Principia. Para conferir essa e outras edições basta acessar nossa página de downloads!

Nenhum comentário:

Postar um comentário