quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Projeto incentiva o uso racional de água e energia na UFMS

Problemas de infraestrutura, como vazamentos e o uso irracional de energia elétrica, são bem comuns em espaços públicos. Pensando em como melhorar problemas como esses, foi que Vinícius Battisteli Lemos, mestrando em Tecnologia Ambiental pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), criou o projeto Campus Inteligente, sob orientação do professor Peter Batista Cheung.
A ideia surgiu nas pesquisas bibliográficas de Vinicius, quando descobriu que em um campus numa universidade dos Estados Unidos, uma ideia simples, reduziu em até 20% o consumo de energia. Uma lâmpada instalada no meio dos prédios, que mudava de cor, variando conforme o consumo dos estudantes.
O projeto consiste em levantar indicadores de desempenho e apresentar num sistema de informação geográfico, onde essas informações serão transmitidas em tempo real a um administrador e ficar sobre o controle do gerente de manutenção, que enviará uma equipe para o local apontado.
Para poder solucionar o desperdício é preciso que haja uma maneira de se reportar os problemas encontrados. Um site está em funcionamento e lá podem ser apontados os desperdícios encontrados pelo campus. Há placas espalhadas pela UFMS que orientam o que a comunidade acadêmica pode fazer para ajudar.
“O conceito é muito semelhante ao de Cidades inteligentes. A gente não sabe quanto gasta de água, energia, nada. Não sabemos onde estão e nem quais são os problemas, então o Campus Inteligente é o primeiro passo para dar inteligência a esse processo de administração”, disse Vinicius. O projeto é patrocinado pela Eletrobrás, e é de um programa de Incentivo a gestão hidro energética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário