sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Os 200 Anos de Charles Darwin


Por Thabata
Em 2009 comemorou-se quatro séculos das primeiras observações telescópicas de Galileu Galilei, porém, outra área da ciência comemora uma data de igual importância. Nesse ano (2014) faz 205 anos do nascimento de Charles Darwin, e 155 anos de publicação de “A Origem das Espécies”, a obra que revolucionou a forma de ver a vida. Antes de Darwin, acreditava-se que éramos imutáveis e muito diferentes dos outros animais do planeta. Com essa obra, introduziu-se a ideia da evolução a partir de um ancestral comum por meia da chamada seleção natural.

De 1831 a 1836, o jovem Charles Darwin, que contava apenas com 22 anos na época, viajou a bordo do navio HMS Beagle, coletando espécimes de plantas e animais, em especial nas Ilhas Galápagos. Ele trabalhou 20 anos em suas descobertas, recreando a repercussão negativa que a publicação do seu trabalho poderia ter junto à sociedade puritana.
De acordo com a teoria da seleção natural, nem todos os indivíduos de uma espécie sobrevivem em um ambiente de recursos limitados, então aqueles que apresentam maior adaptação, tem maior sucesso em transmitir traços hereditários a seus descendentes. Porém, estes não são cópias idênticas, mas apresentam variações genéticas. Num longo prazo, essa seleção faz prevalecer indivíduos dotados de características que melhor se acomodam à região em que se encontram e, sendo bastante diferentes de seus antepassados, terminam por constituir outra espécie.
Vale lembrar que ser bem adaptado não é sinônimo de progresso. Em seus textos, Darwin jamais colocou uma linha sobre a memória das espécies. Ser mais bem adaptado não significa ser melhor ou mais desenvolvido. Bactérias são bem sucedidas e consideradas organismos mais simples.
Em 1858, Alfred Russel Wallace chegou a resultados semelhantes, fazendo com que Darwin deixasse de lado o extenso tratado que vinha escrevendo e criasse uma versão mais concisa, feita às pressas, resumindo a teoria e os dados que a sustentava e, finalmente, publicando suas descobertas, em 1859. Darwin morreu em 1882.
A teoria da evolução é considerada e mais unificante das teorias da Biologia, não deixando de funcionar como princípio ordenador em qualquer uma de suas áreas. Praticamente todos os ramos da Biologia trem dado importantes contribuições para o conhecimento do processo evolutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário